PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS
Ptose Palpebral
A correção da ptose é um procedimento cirúrgico envolvendo a elevação do músculo que levanta a pálpebra. Isso pode ser realizado através da pele da pálpebra ou por dentro da pálpebra.
A abordagem cirúrgica tomada depende de achados específicos e testes realizados durante a avaliação pré-operatória. As incisões para o reparo da ptose são normalmente na prega palpebral e a cicatriz fica inaparente após a recuperação completa.
O que é ptose?
Ptose é uma condição na qual a pálpebra superior cai. Isso não deve ser confundido com excesso de pele, gordura ou músculo na pálpebra, que normalmente são abordados com cirurgia de blefaroplastia. Na ptose, a margem da pálpebra superior (onde estão os cílios) cai – ou cobre – a pupila quando o olho está aberto. Isso leva às assimetrias que comprometem a estética ou até à obstrução visual.
O que causa a ptose?
A ptose pode ser causada por defeitos congênitos ou adquiridos no músculo que levanta a pálpebra. Também pode estar associada a doenças neurológicas ou musculares. A razão mais comum pela qual a ptose ocorre é simplesmente o enfraquecimento do músculo (ou seu tendão), que ocorre com a idade. Porém também pode ocorrer por uso crônico de lentes de contato, cirurgias oftalmológicas prévias ou traumas (acidentes) palpebrais.
Dúvidas frequentes
A cirurgia é indicada em pacientes que possuem uma queda da altura das pálpebras, gerando obstrução do eixo visual ou assimetrias que comprometem a estética.
A técnica de correção da ptose varia muito com a causa e idade do paciente. Uma avaliação minuciosa é fundamental para definir a melhor opção para cada caso.
Sim! Geralmente a cirurgia de ptose é realizada em conjunto com a blefaroplastia caso haja indicação cirúrgica.
Mais informações
Necessita de mais informações ou procura um especialista para realizar este procedimento?
Agende uma consulta.